Série completa sobre WordPress – Capítulo 1: O que é WordPress?

Série completa sobre WordPress – Capítulo 1: O que é WordPress?

A partir de hoje, começaremos uma série de tutoriais e artigos sobre o WordPress, desde a instalação até procedimentos avançados de otimização. A cada semana, teremos uma nova postagem no blog.

E para começar a série, vamos do início…

Capítulo 1: O que é WordPress?

Wordpress é um aplicativo ou script para gerenciamento de conteúdo (CMS) para web, desenvolvido em PHP e MySQL. Ele é licenciado sob a licença GPL, permitindo portanto que seja utilizado por qualquer um, podendo editar o código como quiser, desde que mantidos os direitos do autor original, ou seja, WordPress.

Apesar de ser mais utilizado para criação de blogs, a sua facilidade de uso, sua versatilidade e a vasta quantidade de plugins e temas disponíveis, fizeram com que fosse também muito usado para criação de portais, lojas virtuais, websites empresariais, revistas on-line e outros. É importante ressaltar que ele é totalmente gratuito, tanto para uso pessoal como empresarial.

Seu sucesso vem do fato de poder ser utilizado por praticamente qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento algum de servidores, linguagem de programação, PHP, MySQL ou de desenvolvimento web. Claro que um usuário avançado poderá tirar muito proveito do sistema, mas mesmo um usuário iniciante poderá trabalhar com WordPress, principalmente em nossa empresa VWHost.com.br, onde disponibilizamos ele para instalação automatizada através do cPanel.

Com uma grande comunidade envolvida no WordPress, desde seu lançamento, em 27 de maio de 2003, tem sido lançada pelo menos uma nova versão por ano. Além de leve, é considerado atualmente um aplicativo seguro para os servidores, quando bem configurado e utilizado corretamente, o que faz com que o recomendemos fortemente para nossos clientes.

É possível fazer praticamente o que quiser com o WordPress, por causa dos milhares de plugins disponíveis, e dar praticamente a “cara” que quiser, devido à enorme quantidade de temas existentes.

Para mais informações sobre o sistema e sua história, visite o link:

https://wordpress.org/about/

Se não quiser utilizar a versão do WordPress disponibilizada em nosso cPanel, você poderá baixar a versão mais recente pelo endereço:

https://wordpress.org/latest.zip

Até o fechamento deste artigo, a versão mais atual era a 4.0 ou “Benny“, lançada oficialmente em 04 de setembro de 2014.

No próximo capítulo, falaremos sobre os requisitos mínimos para instalação do WordPress e como efetuar uma instalação do mesmo pelo nosso painel de controle.

Até lá!