Conheça a tecnologia SNI, para utilização de Certificados SSL sem IP Dedicado

Conheça a tecnologia SNI, para utilização de Certificados SSL sem IP Dedicado

Conheça a tecnologia SNI, para utilização de Certificados SSL sem IP Dedicado

Com o crescimento cada vez maior de ataques à websites na Internet, faz-se extremamente necessário hoje em dia a utilização de certificados de segurança SSL e não apenas para lojas virtuais, como a maiora pensa.

O SSL (Secure Sockets Layer) é um mecanismo que serve para proteger toda comunicação efetuada entre o cliente (visitante acessando seu website) e o servidor, permitindo uma conexão segura (criptografada) ao seu website, sem interferência de terceiros. Os acessos passam a ser efetuados pelo protocolo HTTPS, que são bem mais seguros que o HTTP. Como esta tecnologia protege as transações online, acaba sendo mais útil para quem possui um e-commerce claro, mas todo mundo pode usufruir dos benefícios do SSL, afinal um invasor terá muito mais dificuldades de atacar um domínio em SSL, devido às informações serem todas criptografadas. Além disso, é importante salientar também que o Google recentemente anuncioun que vai começar a pontuar websites que utilizem esta tecnologia, podendo aumentar o PageRank.

Na VWHost.com.br, oferecemos certificados SSL extremamente poderosos e seguros, em uma parceria que temos com a empresa COMODO, que é uma das mais conhecidas da Internet. E para facilitar a sua utilização e diminuir o custo para nossos clientes, utilizamos a tecnologia SNI em nossos servidores, que permite a instalação de SSL sem o uso de IP dedicado.

Mas afinal, o que é SNI?

Por padrão, um certificado SSL só pode (ou poderia) ser instalado em um domínio que tenha um IP dedicado (apenas dele), o que é algo impensável hoje em dia, com a escassez de endereços IPs IPv4. Além do custo maior para o contratante, que precisa pagar um valor a mais para poder usufruir dos benefícios da segurança que o SSL proporciona.

Para resolver estes problemas, surgiu recentemente o SNI ou Server Name Indication, que é uma espécie de extensão ao protocolo SSL/TLS. Em conjunção com o Apache nas versões mais recentes (2.2.12 e superior), OpenSSL 0.98 ou superior, CentOS a partir do 6 e cPanel 11.38 e acima, ele suporta a utilização de múltiplos certificados instalados em vários domínios, tudo em um mesmo IP no servidor.

Para que um visitante possa acessar corretamente um website com certificado SSL utilizando a tecnologia SNI, é preciso que o navegador (browser) tenha suporte à tecnologia.

Veja abaixo uma lista de navegadores que suportam o SNI:

– Mozilla Firefox 2.0 ou superior
– Opera 8.0 ou superior (com TLS 1.1 habilitado)
– Internet Explorer 7.0 ou superior (apenas em Windows Vista ou superior, não IE rodando no XP)
– Google Chrome (todas versões rodando no Windows Vista ou superior, versão 6 ou superior rodando no XP, versão 5.0.342.1 ou superior rodando no OS X 10.5.7)
– Safari 3.0 ou superior (rodando em Mac OS X 10.5.6 ou superior e Windows Vista ou superior)
– Opera Mobile acima da versão 10.1 beta (Android)

Caso você queira, poderá também contratar um IP dedicado juntamente com o certificado SSL, mas não é mais obrigatório.

Contrate agora mesmo um certificado SSL sem a necessidade de IP dedicado, pelo link:

http://vwhost.com.br/certificado-de-seguranca-ssl.php