Hospedagem compartilhada ou Servidor VPS?

Hospedagem compartilhada ou Servidor VPS?

Essa é uma dúvida bastante recorrente, muitos clientes tem interesse na migração do ambiente compartilhado para um servidor vps (sem gerenciamento) que geralmente tem um custo atrativo…
Geralmente o servidor vps tem um custo maior que o serviço em ambiente compartilhado, mas ainda sim tem um valor interessante…
Apesar disso, nem sempre essa mudança vale a pena para o cliente, pois não trata-se necessariamente de um upgrade.
O servidor vps atende situações especificas e nem sempre atende a necessidade de clientes que precisam ficar hospedado em ambiente compartilhado.
Nesse post, vou abordar apenas alguns desses detalhes.
1 – Não deve ser considerado Upgrade: Isso mesmo, não é necessariamente um upgrade e sim uma migração para um serviço diferente.
Essa explicação fica mais evidente quando você pega um servidor vps sem gerenciamento que não tem nada além do sistema operacional instalado e o cliente não sabe utilizar comandos via terminal, não sabe o que é usuário root…etc
2 – vps com cpanel sem gerenciamento x servidor compartilhado com cpanel cheio de mimos…
Muitos clientes acham que por padrão o cpanel já vem com aquele monte de plugin (principalmente softaculous), pois é, esse auto instalador é instalado a parte, o mesmo pode ser dito para criador de sites…E também plugins de segurança que faz varredura de upload via ftp e cgi em tempo real.
3 – painel de hospedagem do vps nem sempre é rápido como no ambiente compartilhado.
O fato do vps ser virtualizado e ter restrições de hardware faz com que o desempenho dele em alguns aspectos fique inferior ao do ambiente compartilhado…Principalmente porque geralmente o ambiente compartilhado é baseado em um servidor dedicado.
Existem muitos outros fatores que podem ser destacados, mas eu preferi relatar apenas esses que julgo ser os mais pontuais.
Dando um exemplo até bastante recorrente,  um cliente ter interesse em sair de uma revenda compartilhada com cpanel e adquirir um servidor vps com cpanel.
A ideia é boa, no entanto alguns pontos devem ser levados em consideração quando deseja fazer essa mudança (não considerar necessariamente um upgrade).
Vamos aos detalhes mais específicos sobre essa mudança.
Estou considerando aqui que é um servidor vps com cpanel (sem gerenciamento) que fica com valor atrativo…
  • vps por padrão não vem com cpanel instalado e é necessário solicitar a instalação caso não saiba fazer isso…geralmente essa instalação do cpanel não tem custo.
  • além da instalação do cpanel, ele precisa ser configurado para oferecer um equilíbrio de desempenho x segurança.
  • como informei acima, o cpanel não tem plugins instalados e após a instalação é conveniente instalar um firewall, um auto-instalador, ativar um antivírus, e monitoramento…parte desses plugins são comerciais e são pagos isso pode acabar deixando o servidor vps com um valor relativamente alto…
  • o espaço em disco do servidor vps cria uma expectativa falsa, pois se for instalar cpanel por exemplo você vai precisar habilitar uma rotina de backup, realizar backups semanalmente e mensalmente é básico…com isso, você deve multiplicar por três o consumo dos seus dados, e infelizmente não é só isso, recentemente o cpanel alterou a forma como o backup é gerado, ele primeiro conclui todo o backup e somente depois do backup concluído remove o mais antigo, isso faz com que uma rotina de backup semanal e mensal necessite de “quatro” vezes o espaço em disco consumido…
  • ter conhecimento técnico para resolver problemas básicos com usuário root…continuando com esse exemplo do cpanel, por tratar-se de um painel de hospedagem pago e com um suporte muito bom, as vezes problemas acontecem e ter conhecimento básico para resolver problemas é necessário…Se não souber como resolver poderá abrir ticket no suporte do cpanel, mas nem sempre o problema poderá ser resolvido rapidamente.
Esses são alguns detalhes que estou destacando que faz com que o ambiente compartilhado tenha vantagem para situações em que o cliente deseja migrar para um servidor vps.
Em breve, vamos publicar o oposto dessa situação e tentarmos mostrar quais são os benefícios de fazer essa mudança de ambiente compartilhado para um servidor vps e um servidor dedicado.